A matemática em nosso cotidiano
Todos sabem que a matemática é indispensável em nosso dia a dia por isso, abaixo estarão relatadas algumas situações em que a matemática aparece, utilize-as para criar situações problemas e tornar a vida de seu aluno mais fácil e prazerosa.
· Compras no supermercado;
· Compras no shopping;
· Compras na feira;
· Aplicação de medicamentos;
· Preparo de alimentos;
· Preparos de sucos;
· Sua própria altura;
· Seu peso;
· Para atravessar uma rua, rio, etc.;
· Datas de aniversario;
· Diversas contas do dia a dia;
· Construções diversas;
· Divisão de brinquedos;
· Parcelamentos de compras;
· Em distancias percorridas;
· Tamanho de sapatos;
· Tamanhos de roupas;
· Validade de alimentos;
· Pagamento de passagens de ônibus, trem , etc.;
· Parques de diversão.
Aplicação de uma atividade e registros e imagens delas.
Na atividade aplicada ao aluno Gabriel de 6 anos que esta no primeiro ano, ele conseguiu fazer a subtração e adição usando os palito. Colocamos para ele uma atividade na qual nós o medimos com uma fita métrica e a altura dele é de 1,35cm, quanto faltaria para ele atingir a altura de 1,60cm. Quando começamos a atividade ele ficou meio perdido sem saber direito como fazer então explicamos a ele que poderia usar os palitos para ele realizar as continhas, então comecei a observar e ele se saiu muito bem e realizou as subtrações com sucesso.
A MATEMÁTICA
Relacione-a ao seu cotidiano e ela se tornará prazerosa.
A matemática esta presente em praticamente tudo o que fazemos, portanto se faz necessário ensina-lá as crias de uma forma simples e que se relacione com o cotidiano delas.
Ao ensinar as operações matemáticas fundamentais, é primordial que situações- problemas, jogos, vivencias e dinâmicas, se relacionem, para que assim, a criança entenda e aplique os conceitos em seu dia-a-dia.
Podemos criar inúmeras situações problemas que estejam relacionadas ao cotidiano das crianças, mas devemos ficar atentos, a faixa etária delas, a conhecer melhor seu cotidiano e propor atividades coerentes ao seu nível de desenvolvimento.
Contudo, ensinar a matemática as crianças é propiciar a elas uma rotina de situações que atendam suas necessidades, sendo algo prazeroso, útil e agradável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário