sábado, 13 de outubro de 2012



A matemática em nosso cotidiano

 

Todos sabem que a matemática é indispensável em nosso dia a dia por isso, abaixo estarão relatadas algumas situações em que a matemática aparece, utilize-as para criar situações problemas e tornar a vida de seu aluno mais fácil e prazerosa.
·         Compras no supermercado;
·         Compras no shopping;
·         Compras na feira;
·         Aplicação de medicamentos;
·         Preparo de alimentos;
·         Preparos de sucos;
·         Sua própria altura;
·         Seu peso;
·         Para atravessar uma rua, rio, etc.;
·         Datas de aniversario;
·         Diversas contas do dia a dia;
·         Construções diversas;
·         Divisão de brinquedos;
·         Parcelamentos de compras;
·         Em distancias percorridas;
·         Tamanho de sapatos;
·         Tamanhos de roupas;
·         Validade de alimentos;
·         Pagamento de passagens de ônibus, trem , etc.;
·         Parques de diversão.


Aplicação de uma atividade e registros e imagens delas.


Na atividade aplicada ao aluno Gabriel de 6 anos que esta no primeiro ano, ele conseguiu fazer a subtração e adição usando os palito. Colocamos para ele uma atividade na qual nós o medimos com uma fita métrica  e a altura dele é de 1,35cm, quanto faltaria para ele atingir a altura de 1,60cm. Quando começamos a atividade ele ficou meio perdido sem saber direito como fazer  então explicamos a ele que poderia usar os palitos para ele realizar as continhas, então  comecei a observar e ele se saiu muito bem e realizou as subtrações com sucesso.








A MATEMÁTICA




Relacione-a ao seu cotidiano e ela se tornará prazerosa.

A matemática esta presente em praticamente tudo o que fazemos, portanto se faz necessário ensina-lá as crias de uma forma simples e que se relacione com o cotidiano delas.
Ao ensinar as operações matemáticas fundamentais, é primordial que situações- problemas, jogos, vivencias e dinâmicas, se relacionem, para que assim, a criança entenda e aplique os conceitos em seu dia-a-dia.
Podemos criar inúmeras situações problemas que estejam relacionadas ao cotidiano das crianças, mas devemos ficar atentos, a faixa etária delas, a conhecer melhor seu cotidiano e propor atividades coerentes ao seu nível de desenvolvimento.
Contudo, ensinar a matemática as crianças é propiciar a elas uma rotina de situações que atendam suas necessidades, sendo algo prazeroso, útil e agradável.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário